5/6 – Os 6 Princípios dos investidores de sucesso: Autonomia

O penúltimo princípio dos investidores de sucesso elencado no livro Aprenda Como Investir – O Guia Definitivo (disponível para download aqui) diz respeito a forma que você vai lidar com os seus investimentos, isso é, o nível de independência que você vai ter quando por em prática os seus métodos, independentemente do seu mentor.

Autonomia nos investimentos é a ação que você tomará com base na sua bagagem e experiências no mercado econômico. Claro que um bom mentor pode te apresentar atalhos e encurtar distâncias que demoraria muito mais tempo (e correria muitos riscos desnecessários) sozinho, mas o grande investidor sabe aproveitar essas dicas e, mais do que isso: sabe a hora certa de parar de ouvir os outros e seguir suas próprias estratégias.

Pense bem: quantos investidores bons você conhece que seguem até hoje o que outros investidores fazem? Eu não conheço nenhum.

Aceitar sugestões de investidores –a princípio – é um bom negócio, mas ser dependente deles não. Seja independente, tenha autonomia quando já tiver tempo de mercado e tome suas próprias decisões.

Seus lucros só dependerão de você e apenas essa característica te fará mais cuidadoso, habilidoso e centrado nas suas ações operacionais. Coloque em prática. Grandes investidores caminham com as próprias pernas.

Confira o trecho do livro citado acima que fala um pouco mais sobre isso:

 

Autonomia

É realmente incrível o volume de ferramentas, estratégias, pessoas, consultores e gerentes querendo te ajudar a ganhar mais dinheiro de forma GRÁTIS – ou não – hoje em dia. O fato é que nada nunca dá muito certo quando você depende dos outros para ter resultados. Aliás, não dependa de mim também.

Nunca funcionou, nem para mim nem para quem eu conheço e não vai começar a funcionar agora para você.

Gurus você encontra em toda área profissional, mas no mercado financeiro eles se multiplicam por 100. Sim, são muitos e eu não sou um deles.

Sabe por quê?

Normalmente gurus são aqueles que estão atrás da mesa ensinando o que não viveram. Muito fácil ensinar qualquer coisa que se viu em livros ou ouviu falar, mas nunca colocou em prática. 99% dos que querem lhe ajudar a ganhar dinheiro nos mercados financeiros jamais operaram, e, se operaram, não tiveram sucesso e provavelmente não vivem de seus investimentos.

Não é um exagero.

O importante é você sempre ter autonomia total ao tomar suas próprias decisões de investimento. Mas aí vem um problema: Para aprender rápido não existe caminho melhor ao não ser estudar com alguém que já chegou lá e pode provar. Isso está certo, e eu sugiro que você escolha mentores, e, de preferência, os de sucesso.

Eu me recuso a ensinar pessoas para prendê-los a mim.

Normalmente você verá muita gente prometendo o que não pode cumprir e tentado lhe prender a alguma ferramenta infalível. A única coisa que acredito ser infalível são as experiências ganhas através das decisões tomadas por você, mesmo sendo “ainda” segundo o conhecimento que você adquiriu até aqui.