4/6 – Os 6 Princípios dos investidores de sucesso: Zona Mental Adequada

Dando continuidade a apresentação dos 6 princípios dos investidores de sucesso, hoje vamos abordar um tema muito importante, mas que 90% dos investidores não dá atenção – por desconhecimento ou falta de cuidado – mas que é o principal responsável pelos maus resultados a longo prazo.

Estar consciente das suas ações ao operar no mercado financeiro é uma afirmação que provavelmente todos concordarão e entendem. Mas tão óbvio que estar consciente racionalmente do que você faz no mercado financeiro é estar emocionalmente consciente ao operar no mercado.

Isso é importante muito por conta das pessoas sem treinamento psicológico que operam e se influenciam com facilmente ao ver os resultados que vão aparecendo, tanto os positivos quanto os negativos.

Confira agora o trecho retirado do livro Aprenda Como Investir – Guia Definitivo, (disponível para download gratuito aqui) sobre esse princípio tão importante, mas muito ignorado por investidores iniciantes e até avançados.

 

Zona Mental Adequada

É engraçado como uma coisa leva diretamente a outra. O dinheiro é certamente a “coisa” mais emocional das pessoas capitalistas. Nada do que disse até aqui adiantará se você não é totalmente DISCIPLINADO EMOCIONALMENTE.

É o que eu chamo de ZONA MENTAL.

Zona Mental é o controle adequado e ponderado que você tem sobre suas emoções durante seus investimentos. É o que te leva a tomar boas ou péssimas decisões.

Exemplos:

Você está ganhando dinheiro em uma operação e pensa que nunca mais irá parar de ganhar. Você é o novo mestre dos investimentos.

ERRADO.

Você está perdendo a operação e acha que ela ainda virá ao seu favor a qualquer momento, o que não acontece. Então você a perde, se sente mal e humilhado. Desiste ou muda de método sempre que perde. Se sente a pior pessoa do mundo. Isso também está ERRADO.

Para um Investidor de sucesso nem um e nem o outro é verdade.

O que já me ajudou e ajuda centenas de investidores que tenho o prazer de ensinar é o chamado “Equilíbrio Mental Total”.

É um estado em que você se esquece que trabalha com dinheiro vivo. A ideia é trazer a REALIDADE de que estamos trabalhando somente com números ou pontos, que podem ter resultados por um período de tempo positivos e algumas vezes não positivos.

É fato que isso não lhe afetaria mais. Pois apenas faz parte do cotidiano da profissão. Se o dinheiro lhe afeta, ele te deixa.

Investir é como abrir uma lanchonete. Nem todo mundo vai comprar seus hambúrgueres. Alguns entram na loja, olham para você e não gostam da sua cara ou dos seus lanches e simplesmente vão embora. Outros compram 2 ou 3 e ainda voltam outro dia.

No Mercado Financeiro você poderá ter perdas, mas, com o método certo, os ganhos podem superar 5 a 10 vezes as perdas. Mas não conte para sua mente, ela não pode saber ou acreditar nisso. Você precisa chegar ao estágio que chamo de Estado Normal.

É o estado em que não faz diferença ter ou não, você controlará facilmente cada resultado como parte do que você é.

 

Anotado, investidor?

Comece agora mesmo a treinar o seu lado emocional para chegar o mais rápido possível ao “Equilíbrio Mental Total”. Isso fará toda a diferença nos seus resultados.

Ainda faltam mais 2 princípios que você conhecerá nos próximos posts.