O dólar caia contra o real nesta sexta-feira(17/04), depois de subir por quatro dias seguidos, com investidores do mundo todo com a reabertura gradual das principais economias do mundo, como os Estados Unidos, após semanas de interrupções na atividade diante da pandemia de Covid-19.
O dólar recuava 0,21%, a 5,2452 reais na venda, enquanto o principal contrato de dólar futuro caía 0,10%, a 5,2435 reais.
No exterior, o dia era de fraqueza generalizada do dólar em meio à recuperação do sentimento de risco. Numa cesta de 33 pares, a moeda norte-americana perdia contra 30 rivais. Peso mexicano, lira turc\ e rand sul-africano, divisas emergentes pares do real, avançavam entre 0,20% e 0,60% contra o dólar.
“No cenário internacional, investidores receberam com relativa indiferença os números do PIB chinês (…), em meio ao noticiário encorajador dos EUA dando conta de que o governo central e governadores abrirão a economia de maneira gradual”, disse em nota Ricardo Gomes da Silva, da Correparti Corretora.
A notícia elevava os ânimos dos mercados internacionais, que têm sido abalados pelas interrupções generalizadas na atividade em resposta ao coronavírus, que provavelmente levaram a uma recessão global.
Em evidência do impacto das medidas de contenção da pandemia, a economia da China contraiu no primeiro trimestre pela primeira vez na série histórica, com seu Produto Interno Bruto recuando 6,8%.
O dólar à vista fechou a última sessão em alta de 0,27%, a 5,2565 reais na venda.