A bolsa paulista engatava um terceiro pregão de alta com ações de companhias aéreas entre os maiores ganhos do Ibovespa.
O Ibovespa subia 4,11 %, a 78.032,63 pontos. O volume de negócios era de 10,3 bilhões de reais. Nesse meio, o Ibovespa caminha para fechar a semana no azul e encerrar série de cinco semanas negativas em que acumulou perdas de cerca de 40%.
O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), sinalizador do PIB, por sua vez, cresceu 0,24%, segundo dados dessazonalizados.
Em destaque:
– PETROBRAS PN (SA:PETR4) e PETROBRAS ON (SA:PETR3) avançavam 4% e 3,6%, respectivamente, apesar da relativa fraqueza do petróleo no exterior. A petrolífera reduzirá investimentos em 2020 para 8,5 bilhões de dólares e cortará gastos operacionais em mais 2 bilhões de dólares, em medidas adotadas em meio à pandemia do coronavírus e o choque de preços no mercado de petróleo.
– BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) valorizava-se 6,9%, em sessão positiva para bancos do Ibovespa, com ITAÚ UNIBANCO PN subindo 2,8% e BRADESCO PN (SA:BBDC4) em alta de 2,2%.
– VALE ON (SA:VALE3) avançava 2%, acompanhando o viés mais positivo na bolsa como um todo.
GOL (SA:GOLL4) PN e AZUL PN (SA:AZUL4) subiam 26,6% e 16,9%, respectivamente, em nova sessão de recuperação, ajudada pela queda do dólar ante real, além de novas medidas no Brasil e no mundo a fim de combate à pandemia do novo coronavírus, que fez as empresas cortarem drasticamente suas ofertas de voos, além de outras ações. No setor de viagens, a CVC (SA:CVCB3) BRASIL acompanhava a reação e subia 25,2%.
– VIA VAREJO ON tinha alta de 7,2%, após resultado do quarto trimestre, quando a varejista mostrou lucro operacional de 78 milhões de reais, enquanto o resultado contábil mostrou prejuízo de 875 milhões de reais, após ajustes decorrentes de evidências de fraude contábil em seus resultados. O Ebitda ajustado cresceu para 605 milhões de reais de outubro a dezembro do ano passado. MAGAZINE LUIZA ON (SA:MGLU3) avançava 10% e B2W (SA:BTOW3) subia 2,85%.