No último dia 12, a Air France realizou o seu último voo regular com o Airbus A340-300. A operação entre Paris (CDG) e Istambul (IST) foi a escolhida para marcar o fim de uma era na companhia aérea francesa.
A Air France foi a companhia lançadora do modelo em 1993, e durante sua história operou 30 unidades do Airbus A340. As três aeronaves restantes na frota, de matrícula F-GLZK, F-GLZN e F-GLZP, estavam estocadas desde Abril com os cancelamentos de voos realizados devido à pandemia.
Dessa forma, e devido à baixa eficiência do modelo frente à aeronaves mais novas, a Air France optou por encerrar as operações do quadrijato francês. Ademais, em grande parte, a aposentadoria da aeronave foi acelerada pela pandemia, que fez com que as companhias aéreas ao redor do mundo se readequassem à nova realidade.
Entretanto, o Airbus A340 não foi o único a ter a aposentadoria antecipada pela pandemia. Da mesma forma, o gigante Airbus A380 também teve suas operações encerradas antes do previsto, devido aos altos gastos e o “tamanho exagerado” para a maioria dos mercados.
O post Air France aposenta definitivamente seus Airbus A340 apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .
Fonte: iG