1/6 – Os 6 Princípios dos Investidores de Sucesso: Conhecimento

Se lermos apenas algumas biografias de pessoas de sucesso, fatalmente vamos esbarrar em características comuns nesse grupo de bem-sucedidos. Seria isso uma coincidência? Muito provavelmente não.

A chinesa Zhou Qunfei é a mulher mais rica do mundo que construiu sua fortuna sem receber herança, ou seja, uma self-made. Seu ramo de negócio? Ela largou o ofício de fabricar vidros para relógio e foi uma das pioneiras a criar os vidros usados nas telas dos celulares touchscreen que usamos hoje. Seus principais clientes são umas tais empresas chamadas Apple e Samsung.

O que fez Qunfei chegar lá que outros concorrentes não chegaram?

Mesmo que colocássemos aqui outros exemplos de sucesso de ramos completamente diferentes como Jorge Paulo Lemann ou Mark Zuckerberg, essas grandes figuras carregam hábitos, traços de personalidade, visões de mundo e de sucesso muitíssimo semelhantes.

E quando voltamos para o nosso foco aqui – investimentos – você não pode deixar de reconhecer isso: grandes investidores adotam comportamentos similares, tomam decisões similares, vêem as coisas de um jeito similar.

Entender quais são essas ações corriqueiras de grandes investidores é o primeiro passo para você ser um deles.

Se tem uma coisa que todas as pessoas de sucesso tem em comum é determinação e principalmente: DISCIPLINA.

Vamos começar hoje a falar do primeiro dos seis princípios dos investidores de sucesso destacados do livro de Weldes Campos “Aprenda Como Investir”. Seguindo com disciplina, não importa a distância do seu alvo, cada dia mais você se aproxima do que almeja.

Todo o conteúdo a seguir foi retirado da obra “Aprenda Como Investir” e está disponível para download gratuito aqui.

PRINCÍPIO NÚMERO 1: Conhecimento é tudo

Talvez você possa achar que ter sucesso nos investimentos é um bicho de SETE CABEÇAS. Esqueça isso. Aprender a colocar o dinheiro para trabalhar por você, em minha opinião, deveria ser UMA OBRIGAÇÃO sua. Sabe por quê? Porque aprender sobre investimentos é mais fácil do que aprender a dirigir um carro por aí. Sério. E com o tempo você melhora ainda mais.

Mas cuidado.

Aprender da forma ERRADA pode custar muito CARO. Assim como aprender a DIRIGIR da forma ERRADA pode custar muito caro. Então, aplique-se no estudo e se possível aprenda ainda mais para se desenvolver como um profissional e ter grande sucesso se for isso o que deseja.

Eu acredito que aprendi com os melhores e por isso economizei anos de experiência ao investir em bons mentores. Livros como este não existiam quando comecei e nem treinamentos como os que aplico aos meus alunos atualmente. Então, aproveite este conteúdo, pois ele é baseado nas melhores práticas de Grandes Investidores.

 

De maneira geral, busque conhecimento naquilo que você está trabalhando. Não se esforce para ser bom ou saber do assunto. Isso é insuficiente. Dedique-se para ser especialista! Quando você tem total domínio de um determinado assunto você deixa de correr atrás do pote de ouro e passa a contar com uma jazida na sua própria casa. Você passa a ser a referência e a quem todos estão dispostos a pagar para ouvir.

Em outras palavras: o conteúdo de referência que antes você lia para estudar, agora é você quem vai escrevê-lo.

Concentre-se nisso. Primeiro princípio dos investidores: Conhecimento é tudo!