Ações Geral

Vale negocia com Tesla e setor de carros elétricos fornecimento de níquel do Canadá

A mineradora Vale (SA:VALE3) está negociado com a Tesla (NASDAQ:TSLA) e outros membros da cadeia de suprimento do setor de veículos elétricos o fornecimento de níquel proveniente de suas operações no Canadá, disse nesta sexta-feira o diretor de Metais Básicos da empresa.

A Tesla não respondeu de imediato a pedido de comentários.

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, pediu em julho para que as mineradoras produzissem mais níquel, ingrediente fundamental das baterias que abastecem os carros elétricos da companhia. Musk ofereceu um “contrato gigante” caso o mineral possa ser produzido de maneira ambientalmente sustentável.

Embora os veículos elétricos tendam a ajudar a reduzir as emissões globais de carbono, ambientalistas temem que a produção de peças para os carros e o crescente nível de mineração possam afetar o meio ambiente.

Analistas também alertaram para um déficit de oferta de níquel, que torna a energia das baterias mais densa e permite que os carros circulem por mais tempo com apenas uma recarga.

A Tesla e outras montadoras precisam garantir que haja disponibilidade suficiente de níquel para a produção das baterias fundamentais aos veículos pelos próximos cinco a oito anos, disse Mark Travers, diretor-executivo de Metais Básicos da Vale, à Reuters.

“Então essa é a natureza da discussão que eu tenho certeza que está ocorrendo em toda a indústria neste momento. E, sem comentar especificamente sobre a Tesla, essas são as conversas que nós estamos tendo neste momento”, afirmou.

Questionado sobre se Vale e Tesla já tiveram conversas, Travers respondeu que “sim, com certeza”.

A Vale, cujas operações canadenses abrangem três províncias, está em vias de expandir sua unidade de Voisey’s Bay para operações subterrâneas, que produzirão cerca de 40 mil toneladas de concentrado de níquel por ano.

Travers destacou que a mineradora destinou 2 bilhões de dólares para projetos de baixo carbono em sua unidade de metais básicos, incluindo de eletrificação de veículos subterrâneos, substituição de combustíveis e recuperação de calor.

No Canadá, a empresa também estuda a possibilidade de armazenar carbono em rejeitos em suas operações em Thompson, Manitoba, disse o executivo.

Essas considerações são “um ponto-chave” nas discussões com montadoras e outros membros do setor de veículos elétricos, segundo ele.

“O níquel ambientalmente correto está no centro das discussões”, acrescentou.

Fonte: Investing.com