Geral Moedas

Moeda – Dólar sobe a R$5,93 contra o real

O dólar devolveu as perdas iniciais e passou a subir contra o real nesta quarta-feira(13/05), chegando a renovar máxima histórica perto de 5,93 reais após discurso desanimador do chairman do Federal Reserve, mas o real tinha desempenho ainda pior que seus pares diante dos recorrentes ruídos políticos domésticos.

Depois de ter caído 0,80% na mínima do pregão, pouco antes da publicação do discurso do chairman do Fed.

Nesta manhã, o dólar avançava 0,92%, a 5,9195 reais na venda. Na máxima da sessão, o dólar bateu o pico recorde intradia de 5,9292 reais na venda.

O principal contrato de dólar futuro operava em alta de 0,37%, a 5,9140 reais.

A virada no câmbio aconteceu depois que o chairman do banco central norte-americano, Jerome Powell, disse nesta quarta-feira que os Estados Unidos podem enfrentar um “período prolongado” de crescimento fraco, acrescentando que o Fed não considera o uso de juros negativos como ferramenta de política monetária.

Na última sessão, o dólar negociado no mercado interbancário fechou em alta de 0,71%, a 5,8657 reais na venda, nova máxima recorde para fechamento, com o mercado reagindo a notícias sobre o conteúdo do vídeo da reunião, durante a qual Bolsonaro teria dito que, se não pudesse substituir o superintendente da Polícia Federal no Rio, trocaria o diretor-geral da corporação e o próprio ministro da Justiça.

Nesta quarta-feira, Bolsonaro afirmou que pode divulgar parte do vídeo da reunião de 22 de abril, alegando que não falou as palavras “Polícia Federal”, “superintendência” e “investigação” na reunião gravada em vídeo, e sim tratou dos riscos e da necessidade de melhorar a segurança dos filhos no Rio de Janeiro.

A apenas alguns centavos de superar a marca de 6 reais, o dólar já acumula alta de mais de 47% contra o real no ano de 2020, impulsionado por um cenário de juros baixos e incerteza política em meio às consequências econômicas da pandemia de coronavírus.

Em tentativa de frear movimento exagerado no câmbio, o Banco Central anunciou para esta quarta-feira leilão de swap tradicional de até 10 mil contratos com vencimento para agosto e dezembro de 2020, em que vendeu o lote integral.

No exterior, pares emergentes do real, como peso mexicano, lira turca e rand sul-africano, operavam em alta contra a divisa norte-americana.

Fonte: (Investing.com)