Ações Geral

Empresas de energia solicitam que pagamentos de conta de luz não sejam interrompidos?

Empresas de distribuição de energia elétrica protegeram nesta quinta-feira (19/03), em meio a seus setores, que não tomem medidas que levem ao fechamento dos pagamentos de contas de luz devido à repercussão do caos de coronavírus(COVID-19) no Brasil.

O governo de São Paulo anuncia que a estatal de água e esgoto Sabesp irá fechar a cobrança da tarifa social de água para 506 mil famílias carentes no Estado.

“O fluxo de recebimentos das faturas de energia… não pode ser interrompido”, defendeu em nota a Abradee, que tem como associadas 41 distribuidoras, incluindo empresas como:

Enel (MI:ENEI);

 Neoenergia (SA:NEOE3);

 Iberdrola (MC:IBE);

 CPFL (SA:CPFE3), da chinesa State Grid.

 Entre outras, incluindo estatais brasileiras.

Uma futura interrupção dos pagamentos poderia acarretar em uma inadimplência generalizada em todos os elos mencionados, com impactos principalmente para a arrecadação tributária aos Estados da União, que necessitam desses recursos, via tarifa, inclusive para suas ações na área de saúde. O que nos leva a expressar possíveis preocupações com impactos sobre equilíbrio econômico-financeiro em caso de medidas para aliviar os consumidores, será?

O presidente da Enel afirma nesta quinta-feira(19/03) na Itália que daria apoio de medidas como perdão aos clientes, para evitar cortes da energia a consumidores que não paguem suas contas devido à crise econômica gerada ao caos de coronavírus.