Ações Geral

Ações – Vale avança com alta do minério

As ações da Vale (SA:VALE3) operam com valorização na B3, respondendo de forma positiva a nova alta nos preços do minério de ferro. Além disso, a mineradora informou ontem(08/04) que irá estender a manutenção em mina no Canadá por mais três meses.

Os papéis da Vale têm alta de 1,84% a R$ 44,31, por volta das 10h37, um pouco acima da alta do Ibovesta hoje(09/04). O principal índice acionário brasileiro sobe 1,43% a 79.748 pontos.

Segundo a mineradora, a produção de cobre no local será reduzida devido à paralisação da mina, com um impacto estimado de até 6 mil toneladas no primeiro semestre de 2020.

A XP Investimentos vê impacto neutro para as ações da Vale, mantendo a recomendação de compra (preço-alvo de R$61/ação).

Minério de ferro

A jornada teve como característica uma nova valorização nos preços dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian. O ativo com o maior volume de negócios, com data de vencimento para o mês de setembro deste ano, somou 3,28% a 597,00 iuanes por tonelada, o que representa alta de 19 iuanes em relação aos 578,50 iuanes de liquidação da véspera.

Na mesma direção, a sessão também foi positiva para as cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Xangai. O contrato com mais liquidez, com entrega para o mês de outubro de 2020, somou 79 iuanes para 3.306 iuanes por tonelada. Já o de maio, segundo em operações, ganhou 76 iuanes para 3.440 iuanes por tonelada.

Os contratos futuros de minério de ferro na China saltaram devido à demanda por reabastecimento, uma vez que os estoques de aço caíram novamente nesta semana, enquanto uma recuperação nos lucros das usinas aumentou ainda mais as compras do ingrediente siderúrgico.