Ações Geral

Ações – Usiminas despenca mais de 8% com paralisação de alto fornos em Minas Gerais

As ações da Usiminas (SA:USIM5) operam com forte queda durante a manhã de sexta-feira(03/04) na B3. Além do sentimento de aversão a risco que toma conta novamente das principais bolsas mundiais, o preço das ações da siderúrgica é influenciada pelo anúncio, de que vai parar dois alto fornos da siderúrgica em Ipatinga (MG), bem como parte de atividades de aciaria na cidade, além de conceder férias de 30 dias para funcionários da companhia na usina de Cubatão (SP). As medidas são decorrentes da forte queda na demanda por aço gerada pelos efeitos negativos das medidas de contenção da pandemia de coronavírus na economia.

Ás 11h05, os papéis despencavam 9,07%  a R$ 4,21. O Iboespa também retraía, com baixa de 2,31% a 70.585 pontos com avanço do surto de coronavírus pelo mundo e dados do mercado de trabalho nos EUA, que apontam caminho inevitável de recessão.

A companhia, uma das maiores produtoras de aços planos da América Latina, vai parar o alto forno 1 e atividade da aciaria 1 de Ipatinga a partir de 22 de abril. O alto forno 2 da usina será paralisado a partir deste sábado(04/04). As operações do alto forno 3, aciaria 2, laminações e galvanizações serão mantidas.

A companhia não informou os volumes de produção de ferro gusa afetados pela paralisação dos altos fornos 1 e 2, mas Ipatinga tem uma capacidade nominal para cerca de 5 milhões de toneladas por ano, das quais 2,35 milhões cabem ao alto forno 3, o maior da usina e que tem previsão de passar por reforma geral em 2022. A empresa também não informou o volume afetado na aciaria da usina.

“A Usiminas reitera que as medidas têm caráter temporário e o objetivo de ajustar sua produção à atual demanda de mercado. As iniciativas seguem a linha de outras empresas do setor e dos próprios clientes da companhia”, afirmou a empresa em comunicado.