Ações Geral

Ações – Ibovespa avança com alta em commodities

A bolsa paulista adotava um viés positivo nesta terça-feira(12/05), tendo as ações da Petrobras e da Vale entre os principais suportes do Ibovespa, na esteira do avanço de preços de commodities como o petróleo e minério de ferro, com BTG Pactual (SA:BPAC11) entre os destaques de alta após resultado trimestral com reforço de capital.

Nesta manhã o Ibovespa subia 1,51%, a 80.258,35 pontos. O volume financeiro era de 5,5 bilhões de reais.

Em Wall Street, o S&P 500 (SPX) cedia 0,34%, enquanto, em Londres, o FTSE 100 avançava 1%. Entre as commodities, o contrato de petróleo Brent tinha acréscimo de 1,4%. Na China, o minério de ferro de referência na bolsa de Dalian, para entrega em setembro, fechou em alta de 1%.

No noticiário doméstico, o Banco Central destacou que vê queda forte do PIB na primeira metade deste ano, seguida de uma recuperação gradual a partir do terceiro trimestre, segundo ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) realizada na semana passada, que reduziu a Selic a 3%.

EM DESTAQUES:

 PETROBRAS PN (SA:PETR4) e PETROBRAS ON (SA:PETR3) avançavam 2,7% e 1,9%, respectivamente, conforme os preços do petróleo no mercado externo valorizavam-se com o inesperado comprometimento da Arábia Saudita com maiores cortes de produção em junho.

VALE ON (SA:VALE3) tinha acréscimo de 1,3%, com alta do preço do minério de ferro e também dos futuros do vergalhão de aço na China diante de perspectivas firmes para o consumo, mesmo com dados mostrando uma queda acentuada nos preços na porta da fábrica no mês passado.

BTG PACTUAL UNIT subia 1,75%, após balanço mostrar que o banco decidiu reduzir os riscos relacionados ao mercado no primeiro trimestre, quando seu lucro líquido veio abaixo das estimativas, preparando-se para a crise trazida pelo coronavírus. O índice de capital principal do banco subiu para 15%, ante 12,2% no trimestre anterior.

BRADESCO PN (SA:BBDC4) e ITAÚ UNIBANCO PN valorizavam-se 0,7% e 0,1%, respectivamente, endossando o viés positivo do Ibovespa. BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) tinha variação negativa de 0,3%.

BRMALLS ON mostrava elevação de 4,3%, após informar na segunda-feira que iniciou a retomada operação de mais dois shoppings, ambos no Paraná, elevando para quatro o número de unidades em operação, após fechamento em março devido à pandemia do coronavírus.

LOJAS RENNER ON (SA:LREN3) avançava 4,6%, em meio a perspectivas de reabertura de atividades, particularmente shopping centers em algumas cidades do país. CIA HERING ON mostrava acréscimo de 4,1%.

CARREFOUR BRASIL ON (SA:CRFB3) caía 1,65%, após divulgar na noite de segunda-feira uma queda de 15,8% no lucro líquido do primeiro trimestre, afetada por impostos maiores e despesas financeiras, apesar do crescimento de dois dígitos nas vendas, impulsionado em parte pela pandemia de coronavírus.

EMBRAER ON (SA:EMBR3) recuava 1,5%, após informar que entregou apenas cinco jatos comerciais no primeiro trimestre, menos da metade do que entregou há um ano, atrelando a queda aos preparativos para um acordo com a Boeing, que acabou fracassando.

Fonte: (Investing.com)