Blog

2/6 – Os 6 Princípios dos investidores de sucesso: Plano de Ação e Organização

Como você vai começar a trilhar o seu caminhar sem saber aonde quer chegar?

Existem pessoas que falam: “vou fazendo e ver onde isso vai dar”. Errado. Já adianto: não vai dar em lugar algum e, se for, vai pegar carona com a sorte. E você, como investidor não quer depender da sorte, quer?

Então, pare, respire e mentalize tudo aquilo que é importante para você fazer para chegar aonde quer chegar.

Está fazendo isso?

Não vá direto para o produto final, não! Aqui se concentre no meio. Onde eu terei que passar para chegar lá?

Quando se trata de investimentos, você precisa conhecer o chão que esta pisando e fazer um plano de ação é fundamental para minimizar os riscos e as surpresas desagradáveis, além de manter sua mente consciente de tudo.

Para isso é necessária muita organização. A dica mais valiosa que posso te passar com relação a isso é construir um Diário de Trading, com os tópicos elencados no livro “Aprenda como investir” de Weldes Campos, disponível para download gratuito aqui.

Confira o trecho:

Plano de Ação e Organização

Você precisa saber que para ser um investidor de sucesso, primeiro é necessário um plano de bons resultados. Neste plano você deve incluir diversas coisas como: Quais ativos e ações ter; qual a hora de investir; quando entrar em um investimento; quando sair; quais as indicações de compra e venda que dão resultados; quais probabilidades de acerto e erro; e o principal: os “porquês”.

Isso se aplica principalmente em renda variável, na qual sou um apaixonado especialista.

Posso dizer que meus planos de ação e organização sempre estiveram bem definidos e isso é e foi uma grande vantagem no meu começo e vai continuar sendo mesmo nos dias de hoje.  Penso que sempre será assim.

O plano inclui o que você faz, como faz e por que faz na hora de investir.

Isso é fundamental.

É preciso ter muita disciplina para seguir um plano de ação de renda fixa e ainda mais para a renda variável.

 

Aqui voltamos a falar de um ponto tocado no post anterior: disciplina. E aí,você já se convenceu que tem de se disciplinado para alcançar seus objetivos?

Manter seu Plano de Ação esta intimamente ligado com disciplina e organização.

Entrar em um investimento sem ter a clareza do que esta fazendo é um tiro no pé. Para alcançar a clareza é necessário ter um plano de ação. Para ter um plano de ação é necessário organização. Para ser uma pessoa organizada é preciso disciplina. Tudo está interligado. Percebendo a importância desses tópicos e os adotando, você perceberá como essas medidas simples te aproximarão dos seus objetivos.

Depois do texto de hoje,você vai parar um pouquinho do que está fazendo e pensar em um plano de ação para se organizar?